" Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão?"

Às vezes parece difícil saber ao certo se o cristão pode beber bebidas alcoólicas , ou não.
Isaías 55 verso 2 Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura
Jesus transformou a água em vinho, Qual é o ensino acerca do uso do álcool?
Para entendermos é necessário começar com a mente aberta ,e tentando descobrir o que a Bíblia ensina sobre bebidas alcoólicas.
Destes textos citados e analise com cuidado o seu significado.
Provérbios 20 verso 1. "O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio"
Provérbios 23 versos 19 Ouve tu, filho meu, e sê sábio, e dirige no caminho o teu coração. 20 Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne. 21 Porque o beberrão e o comilão acabarão na pobreza; e a sonolência os faz vestir-se de trapos.
Provérbios 23 versos 29 Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem as pelejas? Para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos? 30 Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando vinho misturado. 33 Os teus olhos olharão para as mulheres estranhas, e o teu coração falará perversidades. 31 Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. 35 E dirás: Espancaram-me e não me doeu; bateram-me e nem senti; quando despertarei? aí então beberei outra vez.
Isaías 5 verso 11. "Ai dos que se levantam pela manhã e seguem a bebedice e continuam até alta noite, até que o vinho os esquenta!".
Isaías 5 verso 22 "Ai dos que são heróis para beber vinho e valentes para misturar bebida forte"
Habacuque 2 versos 15-16,"Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro, misturando à bebida o seu furor, e que o embebeda para lhe contemplar as vergonhas! Serás farto de opróbrio em vez de honra; bebe tu também e exibe a tua incircuncisão; chegará a tua vez de tomares o cálice da mão direita do SENHOR, e ignomínia cairá sobre a tua glória"
Provérbios 31 versos 4 Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes o desejar bebida forte; 5 Para que bebendo, se esqueçam da lei, e pervertam o direito de todos os aflitos. 6 Dai bebida forte ao que está prestes a perecer, e o vinho aos amargurados de espírito. 7 Que beba, e esqueça da sua pobreza, e da sua miséria não se lembre mais.
Isaías 19 verso 14 , "O Senhor derramou no coração deles um espírito estonteante; eles fizeram estontear o Egito em toda a sua obra, como o bêbado quando cambaleia no seu vômito."
Isaías 28 versos 7 Mas também estes erram por causa do vinho, e com a bebida forte se desencaminham; até o sacerdote e o profeta erram por causa da bebida forte; são absorvidos pelo vinho; desencaminham-se por causa da bebida forte; andam errados na visão e tropeçam no juízo. 8 Porque todas as suas mesas estão cheias de vômitos e imundícia, e não há lugar limpo.
Oséias 4 verso 11"A sensualidade, o vinho e o mosto tiram o entendimento".
I Coríntios 6 versos 9-10, "Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus."
Gálatas 5 versos 19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, 20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, 21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus .
I Pedro 4 versos 3 Porque é bastante que no tempo passado da vida fizéssemos a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias; 4 E acham estranho não correrdes com eles no mesmo desenfreamento de dissolução, blasfemando de vós. 5 Os quais hão de dar conta ao que está preparado para julgar os vivos e os mortos.
Beber tavez não seja pecado , mas a embriaguez é um pecado muitas vezes condenado. Em toda e a História de beber muito olhe o que aconteceu ; Noé caiu por causa do vinho:
Gênesis 9 verso 21,"Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda".
O que aconteceu a Ló ,ficou bêbado , e cometeu essa imoralidade , tavez suas filhas estivesse bêbadas também. pois naquela noite, pois, deram a beber vinho a seu pai.
Gênesis 19 versos 32 Vem, demos de beber vinho a nosso pai, e deitemo-nos com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai. 33 E deram de beber vinho a seu pai naquela noite; e veio a primogênita e deitou-se com seu pai, e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou. 34 E sucedeu, no outro dia, que a primogênita disse à menor: Vês aqui, eu já ontem à noite me deitei com meu pai; demos-lhe de beber vinho também esta noite, e então entra tu, deita-te com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai.35 E deram de beber vinho a seu pai também naquela noite; e levantou-se a menor, e deitou-se com ele; e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou.
Absalão decidiu matar Amnom enquanto este bebia, por saber que ele não seria capaz de defender-se, 2 Samuel 13 verso 28,"Absalão deu ordem aos seus moços, dizendo: Tomai sentido; quando o coração de Amnom estiver alegre de vinho, e eu vos disser: Feri a Amnom, então, o matareis. Não temais, pois não sou eu quem vo-lo ordena? Sede fortes e valentes"
Um dos pecados de Belsazar, na noite em que viu a mão na parede e em que seu reino foi tomado, foi o fato de estar bebendo
Daniel 5 verso 4"Beberam o vinho e deram louvores aos deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra"
O termo vinho na Bíblia tem vários significados. Nos textos acima, está claro que a palavra se refere à bebida alcoólica. Mas, em outras ocasiões, significa suco de uva. exemplo:
Lucas 5 versos 36 E disse-lhes também uma parábola: Ninguém tira um pedaço de uma roupa nova para a coser em roupa velha, pois romperá a nova e o remendo não condiz com a velha. 37 E ninguém deita vinho novo em odres velhos; de outra sorte o vinho novo romperá os odres, e entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão; 38 Mas o vinho novo deve deitar-se em odres novos, e ambos juntamente se conservarão. O vinho novo esse é suco de uva fresco.
Em João 2, Jesus transformou em água em vinho , este vinho ai é suco de uva , porque todo mundo bebeu e não ficou ningúem bêbado.
Mateus 11 verso 19 ,"Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo dos publicanos e pecadores. Mas a sabedoria é justificada por seus filhos".Jesus era beberrão,mas onde diz que ele ficou tonto, prova que o vinho dele não continha alcool.
Paulo mandou Timóteo tomasse "um pouco de vinho" por questões de saúde, este vinho provalmente seria fermentado , mas usado como remédio. I Timóteo 5 verso 23 Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades.
Romanos 14 verso 21,"É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra cousa com que teu irmão venha a tropeçar"
A Bíblia fala que devemos ser sóbrios 1 Tessalonicenses 5 versos 6 Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios; 7 Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite.
II Timóteo 4 verso 5 ; IPedro 4 versos 7; 5 versos 8 , tambem dos Bispos , I Timóteo 3 versos 3 Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento 8 Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância.
Tito 1 verso 7 Pois é necessário que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro de Deus, não soberbo, nem irascível, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância.
No final , I corintios 10 verso 23 "Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam".
O ser humano foi feito para apenas beber apenas água e suco de frutas, mas se sua alegria está no alcool, precisa conhecer a verdadeira alegria que é Jesus.
Isaías 55 verso 2 Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura . Provérbios 31 verso 6 Dai bebida forte ao que está prestes a perecer (A doutrina) , e o vinho aos amargurados de espírito (sangue de Jesus) .
Home